Quarentena com crianças na cozinha | Por: Janine Priscila, chef de gastronomia saudável

A arte da cozinha chegou para as crianças como um jogo divertido e prazeroso. Então vamos aproveitar este momento de quarentena e união familiar para trazer este jogo e aprendizado aos nossos pequenos chefs, é o momento para que a criança dê seus primeiros passos na cozinha. Não existe uma idade mais ou menos adequada para isso, quando você notar que seu filho já tem habilidades suficientes em suas mãos para manipular
os alimentos, é o momento ideal para introduzi-lo no mundo culinário. Além disso, estar em contato com os alimentos os animará a prová-los e a consumi-los, em muitos casos mudando o paladar e quem sabe reduzir restrições.

Ensinar a cozinhar é um bom caminho para estimular e ensinar os hábitos alimentares às crianças. Na cozinha, não só se prepara a comida e a come, mas também se educa e se aprende. A cozinha é uma necessidade, mas também uma tradição, um costume que deveríamos passar de pai para filho e desfrutar com eles e ensiná-los a se cuidar e tenham uma alimentação saudável. Alimentar-se bem é ter uma boa qualidade de vida. Dar valor aos alimentos é uma base sólida de uma correta nutrição, e ainda você poderá ensinar seu filho a não desperdiçar, ao mesmo tempo em que ensina que no mundo milhares de crianças morrem de fome todos os dias.

Como motivar a criança a cozinhar

Já faz algum tempo que em algumas escolas foram criadas oficinas de cozinha para crianças. Eles fazem do ato de cozinhar algo muito divertido, atrativo e muito prazeroso. Nessas oficinas as crianças aprendem como escolher e comprar os melhores produtos, como combinar pratos, como preparar um bom menu, como usar da melhor forma as verduras, o valor nutricional de cada alimento e, por último, a manipular e preparar uma refeição completa.

Numa época em que se nota um preocupante aumento da obesidade infantil, creio que ensinar as crianças desde cedo a cozinhar e a se envolver na preparação das comidas também é uma forma de prevenir e evitar que elas se tornem crianças obesas. Além disso, também favorece o combate ao sedentarismo, traga a criança para ajudar e incentive ela, elogie, faça com que este momento seja muito importante e diga que ela quem o fez ser especial.
Motivar a criança e essencial para o seu desenvolvimento.

Vale lembrar o cuidado que todos os papais e mamães devem ter com as crianças na cozinha, pois qualquer descuido pode ser muito perigoso. Cada idade terá suas limitações e de acordo com o crescimento, mais responsabilidade terão no preparo das deliciosas comidas. Entre panelas e fogões, as crianças aprendem um montão. Cozinhar pratos com ovos, com diferentes massas, saladas e uma infinidade de sobremesas como torta de biscoito, sorvetes, mousses, será muito divertido. Com certeza a criança encontrará alguma especialidade. Venha, vamos lavar as mãos, colocar o avental e preparar uma deliciosa receita, quem sabe ela não vira uma receita de família? Então mão na massa!

 

CUPCAKE DE FORMIGUEIRO

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
3 ovos
1⁄2 xícara de óleo
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa de fermento químico
3 colheres de sopa de granulado preto
3 colheres de sopa de coco ralado seco

Modo de preparo:

Pré- aqueça seu forno a 180 Co. Misture todos os ingredientes, pode ser na mão mesmo, Preencha 3⁄4 da forminha de cupcake e leve ao forno por + ou- 15 minutos ou até o palito sair limpo, forno a 180 Co. A cobertura fica a gosto, a
que eu mais gosto e de branquinho. Observação: o granulado pode ser o colorido, de estrelinhas ou bolinhas para
ficar de um modo divertido.

CUPCAKES DE CHOCOLATE | Receitas Gshow | Gshow

 

PANQUECA COLORIDA

Ingredientes:

2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
Pitada de sal
1 beterraba sem casca crua e ralada
Leite ou água até dar o ponto de massa homogênea e cremosa.

Modo de preparo:

Aqueça uma frigideira antiaderente e unte com pouco óleo, coloque uma porção de massa e espalhe até a mesma ficar em todo o diâmetro da frigideira, use fogo baixo, recheio a gosto. Observação: da para colorir com cenoura, espinafre fresco ou congelado, cheiro verde, curry.

 

Janine Priscila, chef especializada em gastronomia saudável

Mais receitas da Janine:
Receitinhas fáceis para fazer em família no Dia das Crianças
A infância em uma mordida: receitas da vovó

Danoninho fit para crianças e adultos
Receitas para quem tem alergias e intolerâncias
Imagine uma receita de bolo sem ovo? Ela existe!

Share