Dicas e receita para quem tem alergias e intolerâncias na gastronomia | Por Janine Priscila, chef de gastronomia saudável

Não existe coisa melhor que reunir família, amigos para uma maravilhosa refeição, sendo ela a comidinha da mamãe ou aquele restaurante da moda. Mas para muitas pessoas este simples ato de se alimentar é uma batalha.

Trabalhando com gastronomia clínica, lido com diversas patologias, alergias e intolerâncias. As mais comuns são as alergias e intolerâncias ao leite e derivados e ao glúten e derivados, mas não podemos esquecer que cada uma demanda um cuidado diferente. Sabendo identificar a diferença entre elas e os alimentos que podem conter traços, facilitamos o dia a dia de quem sofre com isso todos os dias. E a pergunta que não quer calar: como vou preparar meus alimentos? O que eu posso comer?

Na alergia, o organismo encara a proteína específica de algum alimento como inimigas. E este “mal-entendido” no nosso corpo podem envolver vários órgãos, causando várias reações como, por exemplo, coceira, falta de ar, inchaço dentre outras.

Na intolerância ocorre uma desordem no organismo completamente diferente, a começar pela carência de uma enzima que processa o alimento. Um exemplo é a deficiência da lactase, onde a lactose não é digerida, propiciando a diarreia. Os efeitos da intolerância chegam a levar horas ou dias para se manifestar e ficam quase sempre restritos ao aparelho digestivo, podendo causar, por exemplo, dor na barriga, gases, enjoos dentre outros.

Diferente da alergia, a intolerância permite o consumo de uma pequena quantidade do alimento. Hoje já existe enzimas para auxiliar na diminuição dos sintomas.

A gastronomia está se adaptando a todas estas situações. O mercado já traz uma vasta variedade que suprem muito bem a falta destes produtos. Amo criar muitas receitas para este grupo de pessoas, que há pouco tempo viviam refém de alimentos caros ou simplesmente proibidas de comer aquele brigadeiro dos deuses ou aquele chocolate quente num dia frio e chuvoso. Hummmmmm.

Para conhecimento, vou citar alimentos causadores de alergia e os causadores de intolerância:

* Alergia: peixes e frutos do mar, ovo, trigo, soja, amendoim, castanhas, leite e derivados e gergelim.

* Intolerância: leite e derivados, grãos com glúten, banana, frutas cítricas, carnes processadas, repolho, vinho tinto e corante.

Atendi uma família com uma criança que era alérgica a proteína do leite. Os pais tinham dificuldades quanto aos preparos e a compra dos produtos. Minha consultoria foi para criar receitas que toda a família pudesse aproveitar. E  também para que a criança pudesse “ser criança” e comer as delícias deste mundo gastronômico. Com o processo, a família percebeu um nicho de mercado que estava bem defasada, restrito a poucos locais que vendiam poucos produtos ou aos grandes supermercados, onde os preços se tornavam um empecilho ao consumo. Hoje eles têm uma empresa online e uma loja física com mais de 250 itens para múltiplas alergias! Com o crescimento dos produtos as receitas se tornaram mais saborosas e diversas.

 

Trago agora a receita de um chocolate quente cheio de sabor e liberado a todos que apresentam algum tipo de restrição.

RECEITA

Ingredientes
1 litro de leite de coco
200 gramas de chocolate ouro moreno 50% ou cacau alcalino 50%

Modo de fazer
Derreta o chocolate e vá acrescentando o leite de coco aos poucos até a consistência desejada. Caso utilize cacau alcalino, derreta 1 colher de maisena em um pouco de leite de coco frio e junte a mistura. Se preferir pode adoçar com stevia ou açúcar. A duração é de 5 dias na geladeira e pode ser consumida fria ou quente.

Por Janine Priscila, chef especializada em gastronomia saudável

Leia também
#
Receita de danoninho fit para adultos e crianças
Diabetes gestacional: as causas e o tratamento indicado
Como diminuir a sobrecarga de uma mãe com mais planejamento e organização

Share