Será que nossa casa está preparada para nos acolher? | Por: Cintia Del Pino, arquiteta

Nunca antes nossa casa precisou estar tão aconchegante e confortável para o nosso bem estar físico e emocional. Dentro da nossa casa, o lugar onde nos sentimos mais protegidos e acolhidos é o nosso dormitório. Mas por que justamente o nosso dormitório?

Podemos citar pelo menos duas razões: é nele que se concentram a maioria dos objetos que dizem muito sobre quem somos, do que gostamos, ou seja, revelam nossa identidade pessoal. Quando buscamos privacidade também é nele que nos refugiamos.

Portanto, imagine a diferença que faz, nesse momento que estamos vivendo, encontrarmos um ambiente organizado, limpo e ainda atrativo para que possamos nos sentir estimulados a permanecer nele por mais tempo? Pensando nisso, seguem algumas dicas, que podem ser aplicadas nos dormitórios de adultos e crianças, para transformar esse ambiente no melhor lugar para estarmos agora:

Para os que gostam de ler, a sugestão é criar um delicioso “cantinho de leitura” com uma almofada, um tapete ou até mesmo um cobertor dobrado e uma luminária por perto. Para sentar-se confortavelmente e desfrutar dos prazeres que a literatura pode proporcionar.

Ideias para o espaço da leitura em casa | Dicas Imofar | Blog ...

Já para os que se identificam com as práticas de alongamento, yoga ou meditação, caso não tenham um colchonete, também vale a sugestão do tapete ou cobertor, como na ideia anterior, além de uma boa playlist com músicas que promovam relaxamento e bem estar.

Tapete Pelúcia Premium Sala Quarto 2,00m x 1,50m - Cinza - Casa ...

Agora para os adeptos do contato com a natureza, o ideal é levar para o dormitório as plantinhas que mais gostam e colocá-las em cima de uma mesinha auxiliar ou mesmo de uma cadeira, posicionada de preferência próxima à janela, para que fiquem bem iluminadas e cuidar delas com bastante carinho, cultivando o hábito da regularidade nas regas e podas.

Essas pequenas transformações no dormitório ou em qualquer outro ambiente da casa, ajudam a focar a atenção no momento presente, combatendo a ansiedade e trazendo mais prazer para o nosso dia a dia. Quem nunca ouviu a expressão “minha casa é meu reino”? Pois esse é o momento ideal para você fazer do seu lar o melhor lugar do mundo!

 

Cintia Del Pino é formada em Arquitetura pela Uniritter.
Trabalha em diversas áreas da Arquitetura desenvolvendo projetos arquitetônicos.
Despertou para o universo dos projetos para dormitórios infanto-juvenis
após o nascimento de sua filha Clarissa em 2007. 

Outras colunas da Cintia no site:
E se a decoração for educativa?
Descubra qual é a melhor planta para usar em dormitórios infantis
O dormitório do seu filho é um ambiente saudável? 
Como organizar um recanto organizado em casa para seu filho brincar

A influência das cores nas suas emoções

Share