Cuidados com a pele em época de coronavírus | Por: Gabrielle Adames, dermatologista

Estamos em um período atípico para a maioria das famílias brasileiras, pois estamos, de certa forma, todos focados na preservação da saúde do coletivo devido ao coronavírus. As epidemias costumam provocar pânico generalizado na população, principalmente quando não se tem total conhecimento sobre a doença. Mas você sabia que as emoções influenciam também na nossa pele? A  frase “estou com rugas de preocupação” é verdadeira! A pele e os sentimentos estão mais interligados do que podemos imaginar: se estamos em uma fase de nervosismo constante, as rugas também irão aparecer com maior facilidade, porque a capacidade de renovação celular fica limitada.⁣
Além disso existe o prurido psicogênico, que é traduzido como coceiras pelo corpo ocasionadas por picos de estresse. O corpo entende que está sendo “atacado”, podendo prejudicar o organismo com diversas reações negativas. Uma delas são as coceiras seguidas de arranhões, que podem gerar manchas e até infecções locais.⁣ Esse quadro tende a aparecer em pacientes com predisposição ou histórico de algum tipo de estresse, depressão, ansiedade e psicose. É mais comum entre pacientes idosos. ⁣
Vale ressaltar que se isso acontecer com você, adote como medida não coçar a área afetada, evite a automedicação e entre em contato com seu dermatologista, que poderá te indicar qual o tratamento recomendado. Como estamos inseridos num momento em que o uso do álcool gel nas mãos deve tornar-se hábito de todos, a prática ajuda a diminuir a propagação de vírus e bactérias. Mas é bom lembrar que o produto exige cuidados no seu uso para evitar ressecamento, eczema e vermelhidão na pele.
O ideal é fazermos um revezamento entre lavar bem as mãos intercalado ao uso do álcool gel. Essa conduta simples vai evitar maiores agressões na sua pele das mãos. Atente-se para a porcentagem de concentração do produto. Líquido ou gel, o álcool dever ter concentração de 70% de etanol. Produtos comercializados por ambulantes devem ser evitados.
O recomendado é o uso do produto sem cor e sem fragrância. Não esqueça de manter hidratada essa área sempre que possível. O melhor horário para fazer isso é na hora de dormir, quando suas mãos estão protegidas durante toda a noite.
Durante este período, foi liberada a telemedicina, ou seja, os médicos estão autorizados a emitir atestados ou receitas eletronicamente. Todas essas ações são para reduzir a propagação do vírus e priorizar a saúde, o maior bem de todos.

 

Gabrielle Adames é médica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com pós-graduação no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, Rio de Janeiro, e fellowship em Nápoles, Itália. Além dos cuidados com a saúde geral da pele, a médica é especialista em Dermatoscopia, Cosmiatria e Tricologia.

Outras colunas da Gabrielle aqui no Mommys:
Tratamentos que você pode fazer durante a amamentação
Como tratar linha nigra e manchas na pele durante a gravidez
A queda de cabelos no pós-parto
Mitos e verdades sobre cabelos

Share