Cores: sua influência nas emoções | Por: Cintia Del Pino

Ao iniciar um projeto precisamos levar em consideração vários fatores de ordem prática!São alguns deles:

  1. O perfil de quem vai utilizar esse espaço;
  2. As necessidades que demandam nesse ambiente;
  3. A metragem quadrada

No entanto, todo projeto necessita também que seja levado em consideração fatores de ordem psicológica e afetiva, e é nesse momento que destacamos a importância da escolha das cores, pois elas têm profunda influência no nosso estado emocional.

Escolhemos algumas cores consideradas aconselháveis para a decoração de dormitórios infantis e dividimos em três categorias: cores bases, cores complementares e cores neutras. Veja abaixo!

Cores Bases:

São aquelas que podem estar presentes na decoração em maior quantidade e se harmonizam com todas as demais cores.

  • Branco: considerado a mistura de todas as outras cores, remete a sensação de pureza e inocência e ajuda a ampliar os espaços. Mas cuidado pois, se for usado em excesso, pode causar a sensação de ansiedade.
  • Cinza: considerada a cor símbolo do equilíbrio por ser a mistura entre o branco e o preto, cores opostas. Remete a sensação de conciliação e amizade.

 

 

Cores Complementares:

São aquelas indicadas para os objetos decorativos e devem aparecer em menor quantidade, pois podem causar estímulos não recomendáveis a esse ambiente.

  • Vermelho: cor intensa que estimula a energia e o movimento.
  • Amarelo: cor considerada quente e que proporciona criatividade e concentração. Estimula a espontaneidade e a alegria ao ambiente!

 

 

Cores Neutras:

São aquelas que podem prevalecer na decoração e que se harmonizam com as demais cores proporcionando a sensação de bem estar, tão desejável aos dormitórios.

  • Azul: remete a sensação de tranqüilidade, harmonia e paz. É considerada a melhor cor para dormitórios, pois cria um ambiente propício ao relaxamento. Por ser considerada uma cor fria,recomenda-se associar essa cor a outras cores ou utilizar vários tons dela mesma para quebrar essa característica.
  • Rosa: considerado a mistura entre o branco e o vermelho. Remete a sensação de amor e felicidade.

 

Verde: remete a sensação de esperança é associada a natureza e a fertilidade.

Roxo: remete a sensação de equilíbrio entre a razão e a emoção e é considerada a cor que estimula a espiritualidade. Representa a sabedoria e o amor.

 

Gostaram? A importância das cores escolhidas para um determinado ambiente é tão grande que é possível afirmar que elas são capazes de alterar nosso comportamento. Como seu efeito atua no nosso inconsciente, por vezes, não percebemos o quanto elas são salutares ou prejudiciais no ambiente em que estamos.

Por isso é fundamental escolher cores que harmonizem o dormitório das crianças e auxiliem no desenvolvimento das suas capacidades!

Defina com carinho e consciência, valerá a pena 🙂

 

Por Cintia Del Pino | Arquiteta

Share