5 sinais de que a sua autoestima não vai bem | Por: Vanessa Grendene, fisioterapeuta dermatofuncional

Naturalmente, quando nasce um novo membro na família, todas as atenções se voltam para ele. Porém, é importante lembrar que as mães também necessitam de cuidados. Afinal, quando nasce um bebê, nasce também uma mãe.

A baixa autoestima não é apenas um fator individual: pode também vir atrelada às reações do meio externo, como a falta de atenção de familiares e amigos para esta mais nova mãe.

Por outro lado, você também não pode se deixar de lado. Sabe-se o quanto a maternidade pode ser cansativa, mas com o passar do tempo, organize sua rotina para encaixar coisas que tragam felicidade (apenas para você). Esse tempo é necessário não só para descansar, mas para cuidar da autoestima.

Veja abaixo 5 sinais de que sua autoestima não vai bem.

Fique atento e comece a pensar em alternativas para cuidar mais da sua felicidade caso se identifique com alguma das afirmações.

1 – Você não consegue pensar em outra coisa a não ser seu filho
Ficar 24 horas por dia com seu bebê ou mesmo pensando nele não é nada saudável. Você precisa se distrair. E pode ser com qualquer coisa que você gosta: ver TV, ler um livro, ir ao cabeleireiro, fazer as unhas ou até mesmo trabalhar.

2 – Você não tem tempo para fazer suas coisas
Quando o seu bebê vem ao mundo parece que nada mais é tão importante quanto ele. Amor à primeira vista! Sim, ele é muito importante e inspira cuidados, mas nós também precisamos ter tempo só para nós!

3 – Sua produtividade no trabalho cai
Se você passar o tempo inteiro se preocupando com seu filho, não irá sobrar tempo para pensar em outras áreas da vida, como a profissional e você irá sucumbir. Pois sempre existirão motivos para se preocupar.

4 – Você não tem mais vaidade
O corpo todo se transforma durante a gravidez. Isso já é motivo suficiente para baixar a autoestima e a rotina de um bebê recém-nascido também pode ser bem cansativa. Nesse período, o que menos queremos pensar é em vaidade. Dá para entender. Mas se essa falta de vontade de se arrumar, se arrastar por muito tempo algo não está andando bem. Com o tempo, a rotina fica mais simples e organizada, aproveite o tempo livre para cuidar de você. É possível também contar com o auxílio do pai, familiares e amigos para amenizar o cansaço e não se deixar de lado.

5 – Você não pensa mais no companheiro
É indescritível a sensação de ter um filho e conseguir transmitir muito carinho, mas não podemos esquecer o nosso companheiro, nem como pai, nem como homem que amamos. Precisamos manter momentos a sós com ele para curtir e preservar o elo entre o casal.

Por Vanessa Grendene | Fisioterapeuta Dermatofuncional

Leia também
#
A gestação não é só física: como fica o psicológico da mãe?
# É possível estar 100% preparada para algum novo desafio?

Share

1 thought on “5 sinais de que a sua autoestima não vai bem | Por: Vanessa Grendene, fisioterapeuta dermatofuncional

Os comentários estão fechados.