Vamos falar sobre o sono das crianças? | Por: Alessandra Sebenelo, idealizadora do Mommys and Babys

Hoje quero falar sobre um assunto bem delicado pra mim: o sono! Pois adoro dormir 🙂

Meu filhote Pedro Henrique, 5 anos, tem um histórico OK de sono. Quando bebê, nunca acordou para mamar de madrugada. Ia dormir às 21h e à meia-noite pegava ele dormindo mesmo, dava mamá e ele ia até 5h30min direto. Sempre teve rotina, o que com certeza ajuda muito no sono tranquilo das crianças. Lá pelas 19h já começávamos a deixar o ambiente com luz indireta, volume baixo e assim por diante…

Ele passou por todas aquelas fases de crescimento: dentes nascendo, viroses, inverno com tosse e isso fez com que a mamãe desistisse de embarcar na aventura do segundo filho. Privação do sono não é minha praia mesmo! Ele sempre dormiu na caminha dele, mesmo quando trocamos do berço para a cama.

Não ia no nosso quarto de madrugada e nunca foi de acordar para fazer xixi ou tomar mamadeira.

Mas agora, de dois anos para cá, desde os 3 anos de idade, começou a dar mais trabalho. Sonhos e pesadelos o fazem acordar algumas vezes na madrugada. E neste último ano agravou bastante! Sono muito agitado e medo de dormir sozinho. Eu e o papai acordando de 2 a 3 vezes por noite.

Além de começar a deixar a luz do abajur acesa com uma lâmpada de 20w, recorri ao óleo de lavanda na planta dos pés, florais e também começamos a fazer uma oração antes de dormir. Para nossa felicidade, começou a melhorar!

Ele não dorme na escola após o almoço, algo que sempre fez parte da sua rotina, só quando está muito cansado. Geralmente isso acontece nos dia da natação, que faz de manhã antes da escola e do judô. Isso também ajudou bastante!

Depois do jantar já corto qualquer tipo de desenho muito agitado, para não ter pesadelos, e assim vamos indo. Como disse uma amiga, quando eles tiverem uns 40 anos melhora o nosso sono:-)

Um beijo, Alessandra

Leia também
# Maternidade: 5 perguntas para Alessandra Sebenelo
# Relato sobre o desfralde do meu filho
# Meu relato sobre amamentação

Share