Por que usar objetos de arte na decoração? | Por: Cintia Del Pino, arquiteta

Aqui no Brasil ainda não temos o hábito de decorar os ambientes com obras de arte. Podemos dizer que poucos brasileiros tem interesse em “consumir arte”. Mas por que será que isso acontece? Vamos tentar entender então algumas das razões para esse desinteresse.

Os argumentos mais frequentemente destacados por aqueles que não fazem uso da arte nas suas vidas é que objetos de arte são muito caros ou simplesmente que não encontram utilidade no uso da arte como decoração. Mas afinal de contas, será que esse hábito de consumo é verdadeiramente importante para nós? E mais ainda, será que “consumir arte” traz algum benefício para quem adquire uma obra? Bom, partindo do princípio que a arte é a base de toda e qualquer cultura isso significa que ela está relacionada com a essência humana.

A arte é a expressão do artista, a tradução das suas experiências de vida e também de seus próprios sentimentos. A partir da observação da arte podemos expandir nossa criatividade e nossa visão de mundo além de compreender a história através dos tempos. Além disso, a arte é capaz de modificar consideravelmente a imagem do ambiente em que está e transmitir uma gama enorme de sensações e sentimentos para quem a observa e a consome. Sendo assim, podemos concluir que decorar os dormitórios com obras de arte fará com que as crianças e os jovens enriqueçam suas vidas culturalmente.

Ideais para você inserir arte na sua casa!

Existem opções economicamente viáveis para quem deseja decorar utilizando obras de arte, como por exemplo, as releituras de pinturas famosas ou mesmo de móveis de design.

Que tal então consumirmos mais objetos de arte e tornarmos a decoração dos nossos ambientes repletas de significado que vão nos auxiliar na compreensão de nós mesmos e também da nossa cultura e história?
E você, já parou para pensar com qual tipo de arte se identifica?

Cintia Del Pino é formada em Arquitetura pela Uniritter.
Trabalha em diversas áreas da Arquitetura desenvolvendo projetos arquitetônicos.
Despertou para o universo dos projetos para dormitórios infanto-juvenis
após o nascimento de sua filha Clarissa em 2007. 

Outras colunas da Cintia no site:
E se a decoração for educativa?
Descubra qual é a melhor planta para usar em dormitórios infantis
O dormitório do seu filho é um ambiente saudável? 
Como organizar um recanto organizado em casa para seu filho brincar

A influência das cores nas suas emoções

Share