MÓBILE: equilíbrio, leveza e harmonia | Por: Cintia Del Pino

Uma das partes mais importantes da decoração do quarto do bebê é o móbile. Ele é um componente importante da decoração, fica lindo em conjunto com o berço e ainda ajuda no desenvolvimento das capacidades visuais e auditivas das crianças. O termo móbile remete à ideia de “móbil”, “movimento”. Sua origem é latina e nas artes visuais, o móbile é empregado para nomear esculturas, em geral abstratas, compostas de materiais leves, suspensos no espaço por meio de fios. 

Mas e na decoração, para que serve?

Os móbiles podem ser utilizados em qualquer ambiente e sua finalidade é estar em movimento. Suas principais características são equilíbrio, leveza e harmonia. Na decoração, imprimem a ideia de liberdade, proporcionando prazer e o embelezamento dos ambientes em que se encontram.

E no dormitório das crianças, como utilizar o móbile?

Os móbiles são objetos bastante utilizados, especialmente em dormitórios de bebês.

Nessa fase em que a criança fica mais tempo deitada de bruços, o móbile é um excelente recurso para distrair positivamente, auxiliando na concentração e geralmente proporcionando tranquilidade.  Dependendo da forma e composição de cores também auxilia no despertar dos sentidos. Pode ser colocado em diversos lugares no dormitório, desde que seja visível para o bebê e cumpra a função de mobilidade.

 Existem diversos modelos de móbiles, desde os artesanais, cheios de personalidade e criatividade até os mais elaboradores, com iluminação, som e movidos não pelo ar, como na proposta original, mas por bateria.

É preciso estar atento a três fatores importantes de segurança ao instalarmos o móbile no dormitório infantil:

  1. Ao instalar o móbile na parede ou no teto, certifique-se que o mesmo esteja bem fixado e na altura que a criança não consiga tocá-lo, evitando que seja puxado e arrancado;
  2. Existem móbiles, em geral os industriais, onde os bichinhos ou objetos tem velcro e podem ser “arrancados” pelas crianças para que brinquem;
  3. O móbile deve ser composto por elementos bem presos, evitando que algumas de suas partes se soltem ao movimento e que a criança possa engolir peças pequenas ou se machucar.

Os móbiles podem ser feitos com materiais recicláveis, brinquedos, papéis diversos, dobraduras, miçangas, fios coloridos entre inúmeras outras possibilidades. Agora é só escolher qual móbile utilizar na decoração do dormitório e usufruir desse recurso belíssimo e cheio de personalidade! 🙂

 

Por Cintia Del Pino | Arquiteta

Share