Diabetes gestacional: as causas e o tratamento indicado | Por Ana Maria Passos Oliveira, obstetra e nutróloga

O diagnóstico de diabetes gestacional está cada vez mais comum entre as gestantes. Quando aparece, é necessário o controle adequado para evitar complicações maternas e fetais.

Engravidar com sobrepeso ou obesidade aumenta muito a chance de desenvolver diabetes durante a gestação, por isso estar com peso e composição corporal adequados é fundamental.

É caracterizado pela intolerância à glicose, de gravidade variável. É diagnosticada pela primeira vez durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto.

Quando aparece, é fundamental uma dieta apropriada e a prática de exercícios físicos regulares com o objetivo de controlar a glicemia materna e minimizar as complicações para a mamãe e seu bebê.

Após instituir rotina de dieta e exercícios se avalia o resultado na glicemia, se o controle não estiver adequado, pode ser necessário uso de medicamentos e até insulina. Cada caso deve ser avaliado individualmente.

As complicações principais

Crescimento fetal excessivo
Maior chance de cesariana
Maior chance de intolerância à glicose
Diabetes no futuro tanto para mãe, quanto para o bebê na idade adulta

As gestantes com diabetes gestacional devem ser acompanhadas com dieta adequada, prescrita pela nutróloga, fornecendo os nutrientes que mãe e bebê precisam, buscando níveis glicêmicos adequados, reduzindo assim os riscos para ambos. Após realização de exames complementares, é indicada suplementação individualizada que comprovadamente podem auxiliar no controle do diabetes. As futuras mamães também registram o que ingerem em um diário alimentar. Depois, junto à médica, analisam as refeições e seus efeitos na glicemia.

Com todo esse cuidado, diminuem os riscos de complicações na gestação, assim como os riscos da mulher ter diabetes tipo 2 no futuro e também o bebê tem chances menores de desenvolver intolerância à glicose e diabetes na fase adulta.

Ana Maria Passos de Oliveira
Médica ginecologista e obstetra com especialização em Nutrologia. Proprietária da AME clínica.

Leia também
#
Como evitar a flacidez antes, durante e depois da gravidez
# Alimentação durante a amamentação: o que toda lactante deve comer

Share