4 verdades sobre empreendedorismo e organização de negócios | Por: Priscila Tescaro, consultora

Se você tem um negócio próprio já deve saber que empreender não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, é uma tarefa árdua e que exige dedicação diária para alcançar os objetivos que se deseja. Sem apoio e orientação essa caminhada pode ser ainda mais desafiadora.

Na minha trajetória como consultora presenciei diversas situações vivenciadas por empreendedores e profissionais autônomos sobre falta de informações e ou de conhecimentos sobre a criação, gestão e organização de negócios e carreiras. Por isso, selecionei 4 verdades sobre empreendedorismo e organização de negócios para compartilhar:

1 – Empreender não é só fazer aquilo que a gente gosta (essa pode ser a mais óbvia mas é também a mais importante)
Talvez você já tenha ouvido essa frase inúmeras vezes, mas é muito comum encontrar empreendedores que acreditam que ter um negócio é jogar tudo pro alto e viver fazendo o que ama. Mas no dia a dia, os bastidores que envolvem a gestão e organização da empresa são, muitas vezes, mais importantes que talento e habilidade. Empreender é fazer muito menos do que a gente gosta e muito mais do que a empresa precisa.

2 – Sociedade é um grande desafio. Escolha muito bem com quem você vai dividir seu sonho
Tem um sócio e estão “batendo cabeça”? Ao escolher um sócio e parceiro para o negócios é muito importante ter os papéis bem definidos. Anote o que você bom e o que seu sócio é bom, o que é sua responsabilidade e o que é responsabilidade do seu sócio. Nessa relação o que vale é a expressão “os opostos se atraem”. Os sócios devem se complementar.

3 – Sozinho ninguém sai do lugar
Se você empreende sozinho, contrate pessoas que são muito experts naquilo que fazem para te auxiliar. Não precisamos saber tudo de tudo – e nem é possível – mas se relacionar com mentores e consultores que irão mostrar qual caminho pode ser mais curto, ou com menos obstáculos ou como melhorar produtos e serviços vai te ajudar a economizar tempo, dinheiro e energia, e ainda contribuir com o crescimento do seu negócio.

4 – Equilíbrio é fundamental
Essa é uma verdade que falo para 100% dos meus clientes. Por mais que dizemos e acreditamos que empreender é viver 24 horas X 7 dias por semana pensando no negócio, existe uma vida além da empresa. Há família, amigos, saúde, lazer, diversão… e tantas outras atividades. Não misture sua vida pessoal com a vida profissional. Separe suas contas bancárias pessoais das contas profissionais. Empreender não é fácil e exige muita responsabilidade.

Por fim, respeite seu limite!

Cada uma dessas verdades também já vivenciei durante esses mais de 7 anos empreendendo. A falha e o aprendizado fazem parte do jogo. Viver fazendo o que ama envolve muito mais que transformar sonho em realidade. Envolve habilidade, talento, garra e, principalmente, arriscar-se.

E se você tiver alguma dúvida, me mande um e-mail para preparar um texto específico sobre o tema.

Priscila Tescaro é jornalista, especialista em Marketing, Planejamento e Estratégias para pequenos negócios e profissionais liberais. É empresária desde 2012, quando criou sua empresa de consultoria. Já atendeu mais de 40 empresas e profissionais liberais que desejavam organizar e reestruturar seus negócios ou carreiras, além de contribuir na criação de novas empresas ou na definição de novos caminhos para quem deseja mudanças.

Leia também
##
Empreendedorismo feminino: dois erros que você pode evitar

 

Share