Saiba quais são os tipos de drenagem corporal | Por: Vanessa Grendene, fisioterapeuta dermatofuncional

Com a proximidade da chegada do verão, a preocupação em manter o corpo bonito fica ainda maior. A boa notícia é que diversos tipos de drenagem corporal estão aí para ajudar a todos nesse desejo. A drenagem estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo bem mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios. Isso provoca uma melhora na circulação sanguínea e no sistema imunológico, além de diminuir as toxinas, reduzir o acúmulo de líquidos localizados entre as células de gordura e reduzir as terríveis celulites, deixando a pele com um aspecto muito mais lisinho e macio.

Sabendo disso, preparei este post para um que você possa melhor entender os principais tipos do procedimento e a escolha que mais se encaixa em seu perfil. Continue a leitura e confira!

Linfodrenagem

É a drenagem corporal mais utilizada nos centros estéticos. Ela consegue fazer tudo o que qualquer outro procedimento faz, mas é preciso ter certa técnica manual para executá-la da maneira correta e eficaz. É feita com as mãos ou com aparelhos próprios que ajudam a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo, facilitando o tratamento da celulite. O primeiro passo é liberar os pontos dos gânglios linfáticos para que eles possam filtrar a grande quantidade de líquidos que está por vir. Os principais ficam nas partes laterais do tornozelo, região posterior do joelho, virilha, axilas e abdômen.
Logo depois, são realizados movimentos de baixo para cima que levam os líquidos em direção aos gânglios para serem devidamente filtrados. No entanto, se a drenagem for realizada apenas nos membros inferiores, não há necessidade de liberar os gânglios da cintura para cima. Nos casos de pacientes gestantes não é recomendada a drenagem das áreas das mamas, abdômen e estimulação dos linfonodos do tornozelo.

Drenagem com bambu

Também conhecido como bambuterapia, esse tipo de drenagem corporal é extremamente relaxante e, por esse motivo, tem sido muito procurada nos últimos anos. Com o mesmo intuito da drenagem manual, essa técnica francesa é, na verdade, uma massagem realizada com o auxílio de bambus de tamanhos e diâmetros diferentes, preparados especialmente para esses movimentos.
A dureza relativa da fibra do bambu consegue realizar a drenagem e, ao mesmo tempo, uma grande ação muscular pontual, provocando uma intensa sensação de bem-estar, combatendo o estresse a flacidez corporal.

Drenagem de alta pressão (terapia combinada)

A drenagem linfática de alta pressão não é muito realizada nas clínicas no Brasil, pois é uma técnica feita com uma pequena ajuda da tecnologia, que aumenta os efeitos da drenagem e atua profundamente na redução da celulite.
É iniciada como uma drenagem comum, por meio dos movimentos manuais tradicionais. Logo depois, é utilizado um aparelho que emite ondas de ultrassons e infravermelhos que agem nas camadas mais profundas da pele.
O ultrassom é utilizado para quebrar células de gordura acumuladas e forçar a sua eliminação. Já o infravermelho acelera o fluxo sanguíneo e melhora significativamente a circulação, realizando uma espécie de drenagem artificial muito mais eficiente que a convencional.

Drenagem Ortomolecular (drenagem com ativos cosméticos)

A drenagem ortomolecular promove nutrição celular e facilita a entrada de oligoelementos (fósforo, magnésio, selênio e cálcio), favorecendo seu bom funcionamento e equilíbrio.
Além de nutrir e ativar o metabolismo, também potencializa a drenagem por meio dos produtos ortomoleculares, usados em forma de creme ou gel. É um tratamento que deve ser distribuído entre 5 e 10 sessões e não é indicado para quem tem alergia aos componentes das fórmulas utilizadas.

Esses são os principais tipos de drenagem corporais disponíveis nas melhores clínicas de estética do país. Entretanto, é muito importante procurar um profissional competente e especializado para a realização desses procedimentos, além de ter a consciência de que eles não fazem milagres sozinhos — os efeitos positivos na pele serão muito melhores se forem associados à reeducação alimentar e a prática regular de exercícios físicos.

Até o mês que vem! Mande suas dúvidas e ideias de colunas para cá!

Por Vanessa Grendene | Fisioterapeuta dermatofuncional

Leia também outras colunas da Vanessa:
# 5 maneiras incríveis para você relaxar

5 dicas para uma gravidez mais tranquila
5 sinais de que sua autoestima não vai bem

Como tratar a celulite após a gravidez
Os melhores tratamentos para varizes

Share