Pensando em engravidar? O que pesa na hora de tomar esta decisão | Por: Débora Laks

Antes de engravidar, muitas mulheres passam por um período de reflexão, pensando sobre a possibilidade de ser mãe. Tomar a decisão de ampliar a família não é tarefa fácil! Ter um filho modifica toda a vida da mulher e do casal.

Na atualidade, as mulheres têm diversas outras atribuições além da possibilidade da maternidade e costumam se satisfazer com o curso de suas vidas. Gerar um filho não é, nem de longe, o único plano de uma mulher moderna. Engravidar significa modificar o percurso desenhado até então, conceber a ideia de se doar para outra pessoa. Desta forma, muitas vezes este passo vai sendo postergado, em função da sensação de que no futuro se estará
mais pronta, mais estruturada para se receber um filho.

Também a maternidade está sendo muito idealizada hoje em dia. Os casais têm se cobrado muito: mesmo antes de engravidar! Justamente em função das exigências (que costumam ser altas), a dúvida. Assim, podem surgir questionamentos como: “Como eu seria como mãe?”, “E como ficaria minha vida profissional?”, “Será que sou capaz de cuidar de um bebê?”, “Como vou conseguir dar conta de todas as frentes?”.

Na psicanálise se diz: quando nasce um filho, nasce uma mãe! Logo, o processo de se tornar mãe é crescente! Não se nasce mãe, torna-se mãe! Esta constatação é importante em função de dar a dimensão de que ser mãe é um desenvolvimento, e não uma condição pronta e irretocável.

Neste período, podem ressurgir conflitos passados em relação à forma como vivemos a infância e até traumas. Frequentemente é tempo de rever questões mal digeridas para iniciar a próxima etapa encorajada, sem tantos medos e angústias.

Conversar com mulheres que já tenham filhos é uma alternativa que ajuda a perceber como acomodaram alguns receios comuns nesta etapa. Também a busca por um psicoterapeuta para tomar esta decisão (de ter ou não ter filhos) é uma opção para examinar bem possíveis conflitos e fantasias. Estar fortalecida para seguir em frente, seja pelo caminho que for, sempre será a melhor alternativa!

Débora Laks é psicóloga graduada pela PUCRS (CRP 07/15330) com experiência em atendimento de adultos, pais-bebês e infantil. Estuda a psicanálise e o psiquismo humano. Especializada em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica de Adultos pelo CELG/UFRGS e Psicoterapia da Infância e Adolescência pelo CEAPIA. 

Leia também
#
Como diminuir a sobrecarga de uma mãe
# O que causa a linha nigra na barriga durante a gravidez

Share

1 thought on “Pensando em engravidar? O que pesa na hora de tomar esta decisão | Por: Débora Laks

Os comentários estão fechados.