Mobiliário Infantil: ludicidade e ergonomia | Por: Cintia Del Pino

 

Quando projeto o dormitório infantil, logo penso que esse ambiente precisa ser lúdico e, acima de tudo, seguro. Meu desejo sempre é criar um espaço que atenda as necessidades funcionais e que seja também próprio para o desenvolvimento de brincadeiras!

Pois então, vamos falar sobre “ludicidade”?

Ludicidade significa a “forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança”.

Mas onde isso se aplica no projeto arquitetônico?

Por se tratar do dormitório infantil, o intuito é criar o ambiente com a identidade dos pequenos, onde eles possam se divertir, aprender e interagir com os outros. A ideia central do projeto sempre é que a criança possa aprender se divertindo e o dormitório é o lugar ideal para esse desenvolvimento. Ao escolher o mobiliário, através das suas cores e formas é possível chegar nesse resultado lúdico tão desejado.

 

E onde entra a ergonomia nessa história toda?

Vamos ver então o seu significado: ergonomia é “a ciência que estuda a integração entre o homem e o ambiente à sua volta”. Aplicado a arquitetura podemos dizer que ela estuda a adaptação do ambiente às medidas do corpo humano visando obter conforto e proporcionando saúde, segurança e bem-estar.

 

No dormitório infantil precisamos estar atentos às questões de segurança e também as questões ergonômicas como altura de bancadas, cadeiras e poltronas, pois a intenção é que a criança sinta-se pertencente ao espaço que habita podendo fazer completo uso dele sem precisar, a todo momento da intervenção de um adulto.

Existe mobiliário desenvolvido especialmente para esse fim. Designers brasileiros e estrangeiros se dedicam à criações exclusivas para o mobiliário infantil. Para os que admiram design é possível investir em peças consagradas em tamanho reduzido para as crianças!

 

Enfim, pode-se dizer que saber fazer bom uso dos recursos da ludicidade e ergonomia fazem toda a diferença no projeto do dormitório infantil! Um quarto bem pensado traz uma infância mais feliz <3

Espero que tenham gostado e até o próximo post!

 

Por Cintia Del Pino | Arquiteta

Share