Macrotendências da moda | Por Raissa Fernandes, consultora de imagem

 

Olá, querida leitora do Mommys and Babys! Tudo bem?

Hoje trago para ti um assunto que é muito difundido na área da moda, mas muitas pessoas não entendem de onde vem: as tendências. Quando falamos de tendências estamos nos referindo ao comportamento e cultura das pessoas de determinada época. Essas escolhas e ações com certa inclinação realizadas em massa são percebidas através do acompanhamento de diversas áreas como: economia, política e meio ambiente. Cada acontecimento em escala global é percebido por um bureau de tendência que analisa dados e fatos para traduzir em cores, modelagens, tecidos e estampas relevantes para os próximos anos.

Leitora, coloco aqui abaixo quatro macrotendências do mercado de moda que retratam o que temos sentido e pensado. Uma macrotendência é uma tendência que dura de 5 à 10 anos e atualmente essas tendências são: sustentabilidade, diversidade, interesse pelo futuro e interesse pelo passado. Com o isolamento social esperamos que a macrotendência de sustentabilidade ganhe maior adesão e esteja cada vez mais presente na nossa vida. Escolher melhor, cuidar das peças e preferir qualidade ao invés de quantidade são os ideais da sustentabilidade. Além disso, valorizaremos mais tudo que vem do passado, como peças tradicionais de família que temos apego emocional.

DIVERSIDADE

A inclusão e representação de todas pessoas é tendência já normalizada entre os desfiles de moda. As marcas que escolherem não representar todos os tipos de corpos e cores serão deixadas de lado pela população. Hoje valorizamos o indivíduo por suas características únicas e refletimos essa tendência com o uso de peças customizadas, peças com slogans e com peças andrógenas.

INTERESSE PELO FUTURO

Vivemos em uma época onde os avanços tecnológicos nos surpreendem a todo instante. A inteligência artificial está transformando o mercado e tem modificado a forma com que realizamos as compras trazendo o boom do mercado online. Esta tendência pode ser representada com roupas tecnológicas, como jaquetas térmicas, peças de cores prateada e neon, vestes produzidas por impressoras 3D e com peças utilitárias como casacos com vários bolsos.

INTERESSE PELO PASSADO

Neste momento difícil, com tantas incertezas, olhamos para o passado para trazer equilíbrio ao presente. Dessa forma, buscamos momentos de grande felicidade, como foram os anos 80 e 90, quando usávamos combinações mais coloridas e alegres. Representamos essas tendências com peças vintage, sobreposição de camisetas com vestidos, estampa poá e romantismo nos detalhes.

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade envolve conceitos sociais, econômicos e ambientais. Na prática compre de marcas que cuidam do ciclo da vida da peça desde a escolha dos seus fornecedores até o descarte ou reaproveitamento do que compraste. Visualmente esta tendência é vista em roupas feitas com materiais reciclados, feitas à mão e em marcas que planejam o ciclo da peça como um todo, buscando uma economia circular.

 

Colunista Raíssa Fernandes

Raissa Fernandes é consultora de imagem.

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