Linha nigra e manchas na pele durante a gravidez | Por: Gabrielle Adames

Durante a gravidez, são muitas as transformações no corpo, na pele e nos cabelos devido à variação hormonal pela qual a mulher passa durante essa fase. Dentre essas mudanças estão as manchas na pele e uma marca na barriga conhecida como linha nigra.

Essa linha escurecida que às vezes aparece no meio da barriga, quase como se a estivesse dividindo-a em duas partes, pode ir somente até ao umbigo ou ultrapassá-lo, chegando até a virilha. A sua espessura é de aproximadamente 1 centímetro.

A linha nigra é uma marca exclusiva das gestantes com uma estimativa de 70 a 90% das gestantes.

As alterações hormonais são as principais responsáveis por aparecimentos dos “distúrbios” da pele na gestante. A linha nigra na gravidez aparece devido ao aumento do estrogênio e também pela distensão abdominal, para acomodar o crescimento do útero e do bebê. O estrogênio eleva a produção hormônio melanocítico estimulante (MSH): esse hormônio, junto à distensão abdominal, faz acumular a pigmentação nessa área divisória e aí a linha aparece. A hiperpigmentação ocorre também em outras regiões do corpo onde a pele é esticada, devido ao aumento de volume em certas áreas do corpo.

A linha nigra começa a aparecer entre a 14ª e a 16ª semanas e tende a sumir até 12 semanas após o parto sem a ajuda de medicação, somente com a baixa gradativa dos hormônios pós-parto. Porém, em alguns casos, pode durar até meio ano após o nascimento do bebê. Para ajudar no desaparecimento da linha nigra após a gestação, cremes esfoliantes usados duas vezes na semana na região podem acelerar a renovação da pele.

Outras partes do corpo da mulher também tendem a ficar mais escuras como: auréolas dos seios, axilas, virilhas e o rosto, gerando o “cloasma gravídico”.

O cloasma gravídico pode aparecer no rosto da mulher devido também aos altos níveis hormonais e o tratamento deve ser feito após o período de amamentação e sempre por um médico dermatologista.

Alguns dos cuidados essenciais são evitar exposição solar e utilizar protetor solar sempre.

A linha nigra na gravidez não apresenta qualquer risco para a mãe ou o bebê. Trata-se de algo natural que ocorre durante a gestação. Porém, saiba que alguns estudos têm relacionado uma linha muito escura com baixa concentração de ácido fólico no organismo da mãe. Por isso, você pode conversar com seu médico e checar a concentração em seu organismo se acredita que sua linha está muito escura.

Por Gabrielle Adames | Médica Dermatologista

Leia também
##
Tratamentos de beleza que você pode fazer mesmo na gravidez
## A queda dos cabelos no pós-parto

Share