Gentileza faz parte da sua vida? | Por: Patrícia Wallau

 

A definição de gentileza é: ação nobre, distinta ou amável. Eu acredito que sempre temos a opção de escolher como vamos agir, principalmente pensando em como vamos impactar aqueles que nos cercam, que convivem conosco ou que simplesmente cruzam nosso caminho, mesmo que em um breve e único momento.

“Seja gentil sempre que possível. Sempre é possível.”
Dalai Lama

Você aproveita as oportunidades que tem para ser gentil?

Hoje em dia estamos tão conectados pelas redes sociais que é comum esquecermos de dar bom dia para quem está no elevador ao nosso lado, cumprimentar quem já estava na sala quando chegamos ou até mesmo agradecer quem segura a porta para podermos passar. Nossos pais certamente nos ensinaram a fazer isso quando crianças – e nós passamos esses ensinamentos para as crianças que educamos e/ou convivemos.

“Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de dizer, mas o eco delas é realmente infinito.” Madre Teresa

Gentileza é uma escolha

Eu acredito que sempre temos alternativa e me esforço para escolher sempre que possível a gentileza. Já aconteceu de eu dar “bom dia” para alguém que nem tirou os olhos do celular. Claro que eu não gostei, mas isso não estragou meu dia e nem me fez agir diferente com as demais pessoas que encontrei depois disso!

No livro “Uma gentileza por dia”, da Orly Wahba, a autora apresenta “365 ações diárias para salvar o mundo (e a você mesmo)”, ou seja, para cada dia do ano, ela sugere uma ação e uma reflexão, acompanhadas por uma citação. A minha missão é melhorar o ambiente que eu vivo, tanto no âmbito pessoal, quando profissional, e costumo consultar esse livro em busca de inspiração e para mudar meu estado de espírito quando me sinto cansada ou desanimada.

“A vida é curta, mas sempre há tempo para a cortesia”.
Ralph Waldo Emerson

A gentileza pode estar presente em toda e qualquer comunicação!

Que tal começar um e-mail com uma frase delicada ou retomando um assunto da última reunião? Ou enviar um Whatsapp perguntando como a outra pessoa está, antes de entrar direto no assunto? Agradecer e encerrar a conversa com cordialidade também são formas de demonstrar atenção e gentileza. Afinal, ninguém gosta de “ficar no vácuo”, sem uma respostas ou um retorno, tanto pessoalmente quando por mensagem ou e-mail.

Vamos experimentar? Que gentileza você pode praticar para tornar o seu dia e o seu mundo um pouquinho melhor?

“Boas ações nos dão força e inspiram boas ações nos outros”.
Platão

Por Patrícia Wallau | Coach e Mentora

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *