Etiqueta respiratória e cuidados com as roupas | Por Raissa Fernandes, consultora de imagem

Oi, querida leitora! Nesta época em que todos nós buscamos proteger a família para retornarmos o quanto antes ao cotidiano é preciso atenção redobrada às próprias ações. Como bióloga levanto aqui algumas questões não muito comentadas pela mídia: a etiqueta respiratória e os cuidados que devemos ter com nossas roupas.

Quando falamos na palavra etiqueta, um dos aspectos que fazem parte do comportamento, nos referimos à três pontos básicos: consideração, respeito e honestidade. Estes três pontos são importantes quando nos relacionamos com outras pessoas e tomamos decisões. Ter consideração e pensar como a forma que realizamos determinada ação afeta ao outro é essencial.

A etiqueta respiratória nada mais é do que a contenção das próprias gotículas de saliva que saem quando tossimos ou espirramos. É fundamental ao sair de casa, estando próximas de outras pessoas, utilizar lenços de papel ou, caso não tenhas, utilizar o antebraço. Neste momento devemos pensar antes de agir e escolher a construção da saúde de todos.

Infelizmente, sabemos que nem todas pessoas tomam esses cuidados e muitas vezes entramos em contato com essas gotículas de saliva em nossas mãos e nas nossas roupas. Não se sabe ao certo quantos horas ou dias o vírus permanece ativo em cada tipo de tecido mas é recomendado lavar as roupas com água e sabão após entrar em contato com aglomerações de pessoas.

Além desses cuidados todos já sabem que devem evitar apertos de mãos e abraços, lavar as mãos por pelo menos 20 segundos e utilizar álcool gel. Na prática, a etiqueta determina que continuemos utilizando nossas boas maneiras e cumprimentar dizendo bom dia, boa tarde e boa noite. Entretanto, caso alguma pessoa se aproxime para te cumprimentar dê um passo para trás e diga que sente muito, mas que estás tomando cuidados com sua saúde. É moralmente esperado que tomes esta ação, independente de ser uma pessoa próxima.

Seguindo essas recomendações sairemos mais rapidamente desta situação. 

Colunista Raíssa Fernandes

Raissa Fernandes é consultora de imagem.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *