A importância da equipe multidisciplinar na gestação | Por: Vanessa Grendene

A gestação é um momento especial para toda mulher. Nesta fase ocorrem diversas transformações físicas, emocionais e hormonais. Não falo isso apenas por literatura, mas por conhecimento de causa. Sim, estou passando por todas essas mudanças neste momento desde sentimentos ambíguos até não reconhecer o próprio corpo. Realmente surgem muitas dúvidas… O que posso fazer? O que devo fazer? É importante estar acompanhada de um aparato de profissionais que lhe acolham e sanem todos estes questionamentos e sensações. 

O acompanhamento do seu obstetra é fundamental

Naturalmente, as alterações físicas inevitavelmente irão acontecer e existem formas de prevenir e minimizar possíveis conseqüências após o parto. Para isso, o acompanhamento do seu obstetra é fundamental, lhe mostrando o caminho para entender um pouco mais sobre o mundo da maternidade. Afinal, vão se suceder diversos exames, medicações possíveis ou não, alimentos e vitaminas indicadas, cosméticos recomendados ou inclusive contra-indicados. Além do fato que você se tornará mãe, uma missão árdua, responsável e eterna, que requer muito estudo.

Um psicólogo pode ser ótimo nessa fase

Por este motivo, o acompanhamento de um psicólogo pode ser interessante. Você vai entender melhor várias de suas emoções e aprender como lidar com elas de uma maneira suave. A inclusão de um novo membro na família requer uma adaptação dos pais para entender a sua nova condição, os outros hábitos que serão adquiridos e o novo espaço que irão ocupar neste lar. Este tipo de acompanhamento vai facilitar a relação entre os pais e deles perante o bebê, inclusive prevenindo ou minimizando possíveis depressões pós-parto.

Faça acompanhamento nutricional e fisioterapêutico

Além disso, o acompanhamento nutricional e fisioterapêutico também são necessários nessa fase. O aumento do peso é esperado, mas desde que seja com uma boa qualidade de nutrientes para auxiliar no desenvolvimento do bebê. Também é normal que as gestantes apresentem inchaço, principalmente no terceiro trimestre. Para prevenir e tratar esse sintoma é recomendada a famosa drenagem linfática realizada por um profissional com conhecido específico nestes casos. Cremes hidratantes específicos são primordiais prevenindo estrias e flacidez acentuada.

Busque um educador físico

Por fim, busquem um educador físico especializado para esta fase, pois a atividade física é necessária para os preparativos do parto. Visto que o aumento de força da musculatura abdominal é de suma importância, assim como a manutenção da estabilidade articular para que possamos manter o corpo e mente em equilíbrio.

Se puder dar um conselho simples, cuide-se, apenas isso!

Até a próxima <3

 

Por Vanessa Grendene | Fisioterapeuta Dermatofuncional

Share