Cuidados com o rosto e as primeiras impressões | Por Raissa Fernandes, consultora de imagem

Querida leitora do Mommys and Babys,

Como andam as coisas por aí? Divido contigo que estou ficando o máximo possível em casa para proteger minha família, e por isso, tenho tido muitas reuniões online. Família, trabalho, eventos e amigos demandam uma atenção e um comportamento diferente de como tínhamos antes. Hoje, tentamos deixar o celular de lado para estarmos mais presentes, mesmo que à distância.

Reuniões Online

Nas reuniões online geralmente estamos sentadas e somente nosso quadrante superior está em evidência – rosto, cabelo, pescoço, mãos e metade do tronco. Tendo isso em vista o planejamento desses elementos, incluindo maquiagem e acessórios, é indispensável para nossa comunicação. Sabias que em meros 39 milissegundos somos capazes de julgar pessoas quanto a quatro características importantíssimas em uma primeira impressão? Nós julgamos, especialmente o rosto, quanto:

  • Amabilidade – será que esta pessoa é carinhosa ou braba?
  • Dominância – essa pessoa quer me controlar?
  • Nível de ameaça – será que devo fugir de quem se aproxima?
  • Hierarquia – será que esta pessoa tem o mesmo cargo que eu?

Eu te entendo que nem sempre estamos com um ótimo humor ou estamos tão cansadas que acabamos deixando de lado passarmos um creme, arrumarmos o cabelo e aplicarmos uma maquiagem leve. Isso também acontece comigo. Conforme já disse em um artigo anterior, é nesses dias que devemos dar mais atenção a nossa autoestima, dedicando mais tempo em nos arrumarmos. A maquiagem é considerada um dos acessórios mais importantes na imagem e é voltada para enaltecer nossos traços.


Quando estamos maquiadas, de forma moderada a leve, sem exageros de cores e de muito brilho, somos percebidas como mais atraentes e essa atração causa um efeito chamado “Halo”. O Efeito Halo é quando as pessoas a nossa volta nos veem como pessoas de mais credibilidade por nos acharem atraentes, visualmente falando. É claro que essa percepção é cultural e varia em cada região e por isso temos vistos tantas harmonizações orofaciais.
Ao usar maquiagem tu automaticamente te colocas como alguém que é mais eficiente em tudo que faz. É injusto, mas são as primeiras impressões. Já por outro lado, quando estamos com olheiras profundas, cabelo desarrumado ou com a roupa amassada, comunicamos desleixo, e isso faz as pessoas confiarem menos em nós.
Tu tens usado a maquiagem a teu favor aliada a higiene pessoal? Por aqui, inicio o dia tomando banho, lavando o cabelo e o arrumando, e sigo direto para a maquiagem!

Colunista Raíssa Fernandes

Raissa Fernandes é consultora de imagem.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *