Como proteger os cabelos dos danos do sol | Por: Gabrielle Adames, dermatologista

Está aberta a temporada oficial de sol, praia e piscina e o cabelo fornece uma proteção natural para o couro cabeludo, em particular aquele com tom mais escuro.
Estudos mostram que a excessiva exposição nessa topografia, pode levar ao surgimento de algumas condições patológicas associadas não só ao fotodano crônico, mas também à fotossensibilidade (rosácea, lúpus cutâneo, dermatomiosite, eflúvio telógeno) então principalmente pacientes calvos ou com cabelos claros e escassos necessitam de protetor solar nessas áreas.
Fotoproteção
 
Quanto à fotoproteção dos cabelos, a abordagem não visa à prevenção de câncer de pele uma vez que o pelo não sofre processo neoplásico. No entanto, existe uma importância cosmética.

Os efeitos mais relatados são alterações na coloração devido à oxidação dos pigmentos do pelo. Além disso, a Radiação Ultravioleta danifica os lipídios do pelo, levando ao ressecamento e aumento da fragilidade; o filme lipídico é responsável pelo brilho e maleabilidade do pelo.

O fio sem esta proteção está sujeito a eletricidade estática e fraturas ao pentear, levando ao aparecimento de “frizz”. A fotoproteçãodos cabelos é feita com os mesmos princípios ativos utilizados na pele, adicionados a formulações de uso capilar, como condicionadores, géis e sprays.

O principal problema é a dificuldade de fazer um filme homogêneo que proteja toda a superfície dos pelos, além do problema de criar uma fórmula que tenha boa adesão à cutícula sem, no entanto, torná-la muito oleosa.

Os produtos que tendem a permanecer no cabelo após a lavagem, como géis, sprays e, em particular, os cremosos, oferecem proteção maior quando comparados aos demais, porém ainda insuficiente. Esse dilema tem levado pesquisadores a questionar se a fotoproteção do pelo poderia ser feita de outra maneira, talvez através da estrutura interna da haste do pelo.

Cuidados

Para protege-los do sol, use sempre chapéu (de preferência com as abas grandes) e utilize finalizadores à base de silicone que contenham filtro solar. Dessa forma, seus fios estarão protegidos dos danos do sol.

Gabrielle Adames é médica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com pós-graduação no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, Rio de Janeiro, e fellowship em Nápoles, Itália. Além dos cuidados com a saúde geral da pele, a médica é especialista em Dermatoscopia – exame diagnóstico do câncer da pele -, Cosmiatria – área dedicada ao tratamento e prevenção de alterações estéticas na pele – e Tricologia – área dedicada ao cabelo.

Outras colunas da Gabrielle aqui no Mommys:
Tratamentos que você pode fazer durante a amamentação
Como tratar linha nigra e manchas na pele durante a gravidez
A queda de cabelos no pós-parto
Mitos e verdades sobre cabelos

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *