Como a nutrição do casal influencia na fertilidade | Por: Ana Maria Passos, obstetra e nutróloga

Será que a nutrição tem a ver com a fertilidade? A resposta é sim! E sim para o casal. Isso mesmo a forma que o casal se alimenta, influência não só na fertilidade, como melhora as chances de sucesso nos casos de fertilização assistida.
Portanto é recomendado aos casais que desejem engravidar, melhorem seu estado nutricional para aumentar suas chances de conceber.

Manter o peso e a composição corporal adequada, realizar atividade física regular. Ter uma dieta rica em cereais integrais, gorduras de boa qualidade, frutas, verduras e legumes e pobre em refinados, gordura saturada e gordura trans, é fundamental.

Falando das vitaminas e dos minerais, o ácido fólico, vitamina B12, A, D, C e E, cálcio, ferro, selênio, zinco e iodo devem estar presentes na dieta, devem ser dosados e suplementos para o casal quando necessário.

É muito comum vermos as mulheres realizando a suplementação destas vitaminas, mas esses cuidados não devem ser destinados somente à elas, e sim ao casal. Uma vez que além de melhorarem a ovulação, e diminuir as chances de má formações, melhoram a qualidade dos espermatozoides, e aumentam as chances de sucesso nos casos de fertilização assistida.

Outra recomendação fundamental é moderar o consumo de bebidas alcoólicas e que contenham cafeína. Todos esses cuidados vão aumentar as chances de gestação, mas o nosso recado principal aqui , é deixar a mensagem que esses cuidados devem ser realizados pelos dois, pelo casal, os dois devem estar unidos e focados, em melhorar a saúde e potencializar a fertilidade. Afinal o sonhado bebê é 50% da futura mamãe e 50% do futuro papai.

Ana Maria Passos de Oliveira
Médica ginecologista e obstetra com especialização em Nutrologia. Proprietária da AME clínica.

Leia também aqui no site:
#
Diabetes gestacional: as causas e o tratamento indicado | Por Ana Maria Passos Oliveira
# Vídeo: Tudo o que você deve saber antes de engravidar este ano | Com Ana Maria Passos
# Nutrição na gestação e no pós-parto: mitos e verdades | Mommys Life

Share