carrinhos organizacao

Como deixar o quarto infantil organizado – Por Daniela Simas

As tarefas diárias nos consomem tanto que é difícil manter o quarto das crianças organizado, não é mesmo? Sei bem o trabalho que dá para organizar um quarto infantil! Por isso, vou dar aqui, algumas sugestões para que você consiga exercer esta tarefa com mais facilidade.

Inserir a criança na organização

A maneira mais eficiente é inserir a criança na organização do seu próprio quarto, mas isso não pode ser de maneira rígida, nem obrigando a criança em forma de punição. O ideal é ser de maneira lúdica, colocando a organização do quarto, como parte da brincadeira.

Proponha a seguinte questão: “Vamos achar a boneca que você mais gosta em pouco tempo? Seria melhor se ela estive naquele lugar e sem aqueles brinquedos todos juntos misturados. Vamos salvar ela desta bagunça.”

O importante é mostrar à criança que, se o brinquedo não estivesse misturado com outros, ela acharia mais fácil.
E aqui vale também inserir a criança nas tarefas da casa, tais como arrumar sua própria cama.

Setorize os brinquedos

Brinquedos misturados não facilitam a brincadeira. É importante fazer a setorização dos brinquedos para que a criança, ao escolher a brincadeira, não perca tempo procurando pecinhas.

organização quarto infantil

Invista em caixas organizadoras e cestos transparentes

Depois de setorizar, invista em caixas organizadoras e/ou cestos transparentes. A criança visualiza melhor e acha mais fácil. Para as crianças que não sabem ler, sugiro colocar uma imagem do brinquedo relacionado na frente da caixa. Já para aquelas que já são alfabetizadas, coloque etiquetas informando o conteúdo da caixa. Ao etiquetar as caixas, o trabalho de guardar os brinquedos ficará bem mais prático. Dessa maneira você evita que seu filho tenha que abrir todas as caixas para achar os brinquedos.

Fazer a criança guardar os brinquedos espalhados pela casa

É importante mostrar à criança que guardar o brinquedo no lugar certo facilitará na hora de brincar novamente. E nesta hora vale cantar a musiquinha do “Guarda Guarda”. Você conhece? É assim: “‘Guarda, guarda, guarda, bem direitinho, quem guarda tudo, encontra tudo arrumadinho!”
Se a criança desde pequena é ensinada a guardar, de forma divertida, quando ela ficar maiorzinha, com 6 anos, ela já poderá efetuar as tarefas sozinha. Especialistas dizem que a criança deve ser elogiada ao concluir a tarefa.

Crie regras e combinados para manter a ordem

Nada disso adianta se você não combinar as regras com seu filho. Crie a regra de que, se ele brincar com algo, depois da brincadeira deverá guardar os brinquedos no lugar certo. Cobre dele a responsabilidade com seus brinquedos.


Um beijo, Daniela Simas | Personal organizer
Siga-me no Instagram e curta minha página no Facebook

Você também vai curtir:
@ Como organizar o quartinho do bebê
@ Como a numerologia pode ajudar a escolher o nome do bebê

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *