Aproveite as férias dos filhos na escola para repensar o resto do ano em família | Por: Débora Laks, psicóloga

As férias já estão chegando e junto com elas vem a possibilidade de intensificar o convívio em família. Ótima oportunidade de observar mais de perto como seus filhos têm passado e planejar o restante do ano.

A possibilidade de repensar como está o desenvolvimento das crianças até aqui é a base para finalizar o ano como esperamos. Afinal, nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.

Quais os norteadores da educação de seus filhos? Você tem em mente quais capacidades seria importante aprimorar? E o que vem superbem e só resta aplaudir?

O desenvolvimento das crianças também passa por reconhecer seu perfil, enaltecer as habilidades e ajudar no enfrentamento das dificuldades. Se nos cegarmos para o que é mais difícil, impediremos que haja um desenvolvimento mais completo.

Buscar delinear a educação do seu filho de forma individual pode ser um grande diferencial para o futuro. Aliás, preparar crianças para o amanhã está intimamente relacionado com fazer esta ausculta apurada das necessidades pessoais.

Exemplo fictício: Joãozinho é uma criança muito desenvolta na linguagem, ama livros e tem muita curiosidade. No entanto foge do convívio em grupo, tem dificuldade de conviver com os colegas. Possivelmente será um grande intelectual no futuro, no entanto precisa aprimorar sua capacidade de relacionamento.

Se os pais de João têm esta clareza podem trabalhar com ele a importância das relações e da comunicação. Obviamente o exemplo é muito evidente, mas o intuito é mostrar que seja qual for o caso, aprimorando nosso olhar como pais, podemos ir mais longe. Inclusive é importante tentar engajar a criança (a partir de certa idade) no planejamento familiar, mostrando de forma lúdica os pilares que norteiam as ações de vocês.

Ouço muitos pais focando seu empenho na criação de filhos felizes. Estar/ser feliz é muito subjetivo e situacional. É um parâmetro que flutua muito e talvez não ampare um pensar mais consistente sobre o desenvolvimento emocional.

Quem sabe se nos instrumentalizarmos mais como pais os desafios diários seriam menores? Quando estamos seguros de onde queremos chegar, as pedras no caminho ficam insignificantes. E, certamente hoje temos mais conhecimentos à disposição que as gerações anteriores. Este trunfo pode e deve ser usado a nosso favor! Não deixe o tempo passar pensando que os entraves irão desaparecer, busque tentar solucioná-los.

Que a pequena pausa em família seja de bons frutos! Que entremos na metade final do ano com boas ideias e recarregados de pensamentos e energia! Boas férias!

Débora Laks é psicóloga graduada pela PUCRS (CRP 07/15330) com experiência em atendimento de adultos, pais-bebês e infantil. Estuda a psicanálise e o psiquismo humano. Especializada em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica de Adultos pelo CELG/UFRGS e Psicoterapia da Infância e Adolescência pelo CEAPIA.

Leia outras colunas da Débora
#
A relação do casal após a chegada dos filhos
Gestação não é só física: os aspectos psicológicos da gravidez
# Carta a uma família recém-nascida

Share