Alimentação durante a amamentação: o que toda lactante deve comer (e o que deve evitar)

Por Ana Maria Passos de Oliveira
Médica ginecologista e obstetra com especialização em Nutrologia. Proprietária da AME clínica.

Durante a amamentação, a produção de leite depende muito do estado nutricional da mãe. A mulher que se alimenta bem de forma equilibrada, certamente vai fornecer matéria-prima adequada para a produção de leite.

Alguns nutrientes fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do bebê, como o DHA (ácido docosa-hexaenoico, ácido gordo de cadeia longa omega-3, encontrado principalmente em frutos do mar, como peixes, mariscos, óleos de peixe e alguns tipos de algas), devem ser suplementados durante todo período de lactação de forma a garantir sua presença no leite materno. O status de micronutrientes como vitamina D, vitamina A, iodo, ferro e zinco, entre outros , devem ser analisados e, conforme a necessidade, poderão ser suplementados.

Em relação à quantidade do leite, geralmente a demanda do bebê vai ser atendida, então não se esqueça de tomar bastante água e peça ajuda profissional para o uso de medicamentos e fitoterápicos que podem potencializar sua produção caso seja necessário. Sobre as cólicas do bebê, a alimentação pode, sim, influenciar para melhor ou para pior a situação.

Por isso, durante o período de lactação, EVITE:

– Fast food
– Produtos industrializados
– Farinha e açúcar refinado
– Gorduras de má qualidade
– Refrigerantes
– Bolachinhas e salgadinhos

Comer de forma equilibrada, planejada e consciente, durante a amamentação, favorece o crescimento, desenvolvimento e bem-estar do bebê.

Por isso APOSTE em:
– Frutas, legumes e verduras
– Cereais integrais
– Gorduras de boa qualidade
– Proteínas de alto valor biológico

Além disso, o leite materno tem o gosto do que a mãe come, ajudando nos bons hábitos futuros, quando a mulher se alimenta de forma adequada.

Lembre-se o leite que você produz e único é próprio para o seu bebê, então capriche bastante!

Médica e nutróloga Ana Maria Passos de Oliveira
Médica ginecologista e obstetra com especialização em Nutrologia. Proprietária da AME clínica.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *