Mãe, você merece 5 minutos de sossego | Por: Deza Leon

Vamos falar sobre a linda, deliciosa, amorosa e cansativa rotina de mãe? Limpar, cuidar, educar, alimentar, limpar de novo, cuidar de novo, educar de novo, alimentar de novo. Tudo repetido por pelo menos 160 vezes ao dia e acompanhado de incessantes “mãe”, palavra reforçada pelo pequeno em tom de desespero o tempo todo.

Sim, é maravilhoso ver a criança crescer um pouquinho todo dia, poder estar juntinho, ouvir as primeiras palavrinhas, ensinar para vida. Mas quando eles dormem durante a tarde ou quando o pai, vó, dinda, tia levam na pracinha e a gente tem 5 minutos de sossego é momento de ALEGRIA IMENSURÁVEL né? Óbvio! Nós mães também precisamos de um momento só nosso. Claro que ficamos morrendo de saudade, querendo saber se não caiu, não comeu pedra, não bateu/apanhou de nenhuma outra criança, se não está com fome, sede ou saudade da mamãe, mas é muitooooo bom!

Neste momento, após uma tarde conturbada pois ele tomou 3 vacinas e está com os 4 caninos nascendo e não quis dormir de tarde, o pai chegou e desceu com ele pra pracinha. Estou sentada, no silêncio, tomando café e comendo pipoca. Santa paz de Deus! Terminando a pipoca, vou juntar 50 mil brinquedos, varrer os farelos de tudo o que ele comeu hoje e espalhou pela casa (valeu BLW) e preparar o banho e a jantinha. Porque a cria vai voltar suja e faminta, né? Mas que delícia se permitir ser gente e tirar 5 minutos pra fazer nada! Demorei a aprender. Demorei mesmo a aceitar, sem culpa, que a louça acumula, que esses minutos de paz garantem a sanidade mental da mãe e são muito importantes!

Agora deu de moleza! Acabou a pipoca, partiu faxina! 🙂

Por Deza Leon | Pedagoga e Blogueira

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *