5 incríveis dicas para relaxar | Por: Vanessa Grendene, fisioterapeuta dermatofuncional

O estresse e a correria desde a chegada do seu bebê estão acabando com você? Então está na hora de seguir algumas dicas para relaxar, afinal o bem-estar mental reflete diretamente na saúde do corpo e na sua disposição para cuidar deste novo membro da família. Por essa razão, é importante buscar o equilíbrio.

Incluir atividades relaxantes na rotina é o melhor caminho para garantir a qualidade de vida. Ao controlar o estresse, você consegue melhorar a relação com a família e amigos e pode até evitar doenças como a depressão.

Quer aprender como fazer isso? Continue a leitura e veja 5 dicas práticas para aliviar a tensão e manter a vida cheia de alegria. Vamos lá!

Dicas para relaxar

1. Ouça música

O poder dos sons é maior do que você pode imaginar. A música — independentemente do estilo — consegue atingir o emocional e é capaz de relaxar. Além de ser um excelente programa mãe e filho. No entanto, para alcançar a tranquilidade, é necessário que ela represente algo positivo para o ouvinte. Isso acontece porque muitas delas podem carregar lembranças ruins e desencadear também a tristeza e a raiva. De modo geral, a música clássica é a mais indicada para reduzir os batimentos cardíacos e segurar a ansiedade. Portanto, quando o estresse e a tensão baterem na sua porta, ligue o som e busque a calma nas músicas.

2. Faça uma caminhada

Você deve estar se perguntando: mas fazer exercício relaxa? Sim! Pode ser o treino funcional, uma corrida ou até uma caminhada leve no parque com o filhote. Aliás, se conectar com a natureza é uma excelente estratégia para tranquilizar a mente. Caminhar entre paisagens naturais pode ajudar a descontrair e se desviar do foco de estresse. Além disso, a atividade pode aumentar o poder de concentração e melhorar o pensamento criativo. Motivos suficientes para andar um pouquinho, não é mesmo?

3. Use essências

Os óleos essenciais podem conectar você com a natureza sem nem precisar sair de casa. Distribuir difusores pela residência e acender velas aromáticas são algumas dicas para relaxar. É possível usar as essências também no banho e em massagens. Os florais são alternativas para equilibrar as energias negativas. O extrato de bergamota, por exemplo, pode desacelerar os batimentos cardíacos, regular a pressão arterial e reduzir os níveis de estresse. Use, também, as essências de jasmim e lavanda para acalmar.

4. Vá a um SPA

Que tal tirar um final de semana para usufruir de diversos tratamentos relaxantes em um SPA? Tomar banhos calmantes e meditar são caminhos para alcançar o equilíbrio e se desligar dos problemas do cotidiano. Além disso, nesses ambientes você pode desfrutar de massagens como a reflexologia. Essa é uma técnica oriental que estimula pontos estratégicos nos pés, mãos ou orelhas, para melhorar o bem-estar físico e mental. A metodologia pode ajudar a reequilibrar o sistema nervoso e reduzir os níveis de ansiedade.

5. Respire fundo

Quem diria que uma dica tão simples pode acalmar você, afinal de contas, ninguém se esquece de respirar, não é mesmo? Concentrar-se e controlar a respiração pode desacelerar o ritmo cardíaco e diminuir a ansiedade. Sente-se em linha reta, feche os olhos e inspire profundamente pelo nariz. Depois, segure o ar por alguns segundos e solte-o lentamente pela boca. Tire pelo menos cinco minutos do seu dia para fazer a atividade e alcançar a tranquilidade.
Viu só? Essas dicas para relaxar são práticas, simples e podem livrar você do estresse do cotidiano. Dessa forma, é possível garantir disposição e serenidade para desfrutar das alegrias da vida. Tire um tempo para si, coloque os pensamentos em dia, transforme esses rituais relaxantes em hábito e veja os benefícios na sua saúde e no seu bem-estar.

Por Vanessa Grendene | Fisioterapeuta Dermatofuncional

Leia também outras colunas da Vanessa:
#
5 dicas para uma gravidez mais tranquila
5 sinais de que sua autoestima não vai bem

Como tratar a celulite após a gravidez
Os melhores tratamentos para varizes

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *